A Singer é conhecida pelas interpretações modernas que faz do icónico Porsche 911. E se há puristas das marca de Estugarda que olham com alguma desconfiança para o trabalho desta empresa com sede em Los Angeles (EUA), há muitos mais que cada vez mais a reconhecem como sinónimo de alguns dos Porsches mais fantásticos que andam pelas "nossas" estradas.
Tudo começou com um cliente chamado Scott Blattner, que chegou às instalações da Singer com um Porsche 964 de 1990 e com um pedido muito especial: transformá-lo num "monstro" mais potente e bastante mais leve! A Singer deitou mãos à obra e em poucos meses conseguiu satisfazer o pedido de Scott. As primeiras imagens desta criação surgiram antes do final do ano passado mas só esta semana pudemos ficar a conhece-lo na sua forma final.
O resultado final não podia ser mais impressionante. A aerodinâmica foi vista e revista e acrescentou um novo "splitter" dianteiro, um difusor e um "spoiler" traseiro do tipo "ducktail" que nos remete de imediato para o mítico Porsche 911 2.7 Carrera RS. Importa igualmente referir que toda a carroçaria está feita em fibra de carbono e que todos os painéis foram desenhados em exclusivo para esta versão. O "look" exterior só fica completo com as jantes em magnésio criadas pela BBS e montadas em pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 245/35 R18 e 295/30 R18.
Mas se o exterior é especial, acredite que o interior não lhe fica atrás. A fibra de carbono exposta contrasta com a pele da mais elevada qualidade dos bancos desportivos Recaro, dos tapetes e do "tablier". Porém, é o volante Momo em fibra de carbono, a pedalaria em carbono e titânio, o painel de instrumentos em carbono e a alavanca de mudanças à vista que mais saltam à vista.
A suspensão de duplos triângulos também ficou a cargo da Williams Advanced Engineering, sendo que os amortecedores, feitos à medida, podem ser ajustados remotamente. A suspensão, tal como tudo em torno deste projecto, foi pensada e feita para pesar o menos possível, sendo que a Singer conseguiu a enorme proeza de manter o peso total deste Porsche abaixo dos 1000 quilos. Este 911 pesa 990 quilos, praticamente o mesmo que um Smart ForFour (970 kg!).
A Singer tem por estes dias dois exemplares deste Porsche 911 Reimagined by Singer - Dynamics and Lightwighting Study expostos no Festival de Velocidade de Goodwood, e apesar de ninguém saber ao certo o valor destas criações (deverá ultrapassar o milhão de euros… antes de impostos!), a vontade da pequena empresa com sede na Califórnia é produzir um total de 75 exemplares.